1.7.09

berlandia

mais uma novidade na minha vida. como adulta, tenho agora alguns programas diferentes de final de semana. as botecadas de sabado a tarde deram lugar a compromissos bem mais serios, como passeio com priminhos, viagens para casa de parentes e claro, casamentos!

do comeco do ano ate agora ja fui em tres deles, todos de pessoas que eu so fui conhecer no proprio dia. acho que isso sim eh uma coisa de adulto: fazer amizade rapidamente, falar sobre amenidades e assuntos densos e depois ainda combinar um cafezinho no dia seguinte. tudo com muita classe, obvio.

um desses eventos do qual participei foi na adoravel [u]berlandia, no triangulo mineiro.

berlandia vista do alto

tinha um restico de milhas e usei para ir ate la. mas foi uma experiencia meio de indio, porque na hora de reservar a volta, nao tinha mais lugar para os pobres coitados que usam milhas. e eu voltei de busao. mas isso eh uma outra historia.

cheguei em minas com calor [em sp estava bem naquela semana de suuuper frio], e fome. poxa, estava em minas, so podia querer comer uma bela comida de fazenda, daquelas bem gordas e deliciosas. desci do aviao e peguei um busao, desses de cidade [sim, porque meu espirito mochileiro perdura] e fui ate o centro da cidade, onde reservei um quarto de hotel ligando de um orelhao no aeroporto.

depois de tomar um banhinho e trocar de roupa, fui andar pela regiao e achei um boteco simpatico, que nao tinha um fogaozao a lenha mineiro, mas servia uns petiscos de dar agua na boca. resolvi pedir esse:

linguica de porco na cachaca

a porcao era super servida, com umas cebolinhas fritas na medida. de repente, o garcom sacou um copinho com pinga e simplesmente jogou em cima da linguica. pensei: "claro, que coisa mais obvia!". mas foi ai que ele tirou um isqueiro do bolso e flambou o prato. pois eh, comida mineira com toque frances!

a noite rolou a super festa de casamento, com o buffet tipico de festa. la fiz os meus amigos instantaneos, que dividiam a mesma mesa e igualmente a nos nao conhecia grande porcentagem dos convidados. papo vai papo vem, a lauren, uma querida mineira com muito orgulho da cidade em que vive, tomou como missao apresentar a grande berlandia para os paulistas.

as 11h do dia seguinte ela parou na porta do hotel com toda a disposicao do mundo. mostrou o mercado municipal da cidade, que ainda guarda caracteristicas de atacado de graos, as ruazinhas mais antigas e um pouco da historia mineira.

como nao podia deixar de ser, fomos a um restaurante tipico, considerado por ela o melhor da regiao. o fogao de minas se autointitula centro cultural e eh mesmo. alem da deliciosa comida, oferece cachacas dos mais variados tipos, fotos e utensilios tipicos da fazenda.

deliiiiicia de fogao! com direito a leitoa fatiada na hora, com aquela crosta de pururuca! aiai..

tomei cafezinho com aquelas canequinhas esmaltadas, de aluminio, que me lembrou o sitio dos meus avos. nossa e a comida, nem vou comentar. so digo uma coisa, repeti o prato umas 3 vezes hahah

junki, eu, lauren e as cachacas

depois de sair praticamente rolando do restaurante, fomos chamados para tomar um cafezinho no centro da cidade, com outras amigas conhecidas apenas na noite anterior. juro que tentei me esforcar para experimentar um pao de queijo mineiro, mas nao cabia mais nada.

ainda fomos chamados a jantar numa casa de vo mineira, experiencia que me assustou um pouco. mesmo sem fome nenhuma, era muita desfeita nao comer algo. e fui la pegar um pedacinho de pizza, quando vejo a avo bem preocupada, mesmo, com uma cara de "coma!". comi, claro. e entendi que para a cultura dos mineiros comer realmente eh uma acao necessaria!

e viva a gula! [eu adoro]