6.2.08

pensem nas criancas...


depois de tokyo, passei o natal com o meu primo beto, tentei carregar as baterias, e so depois, parti pra hiroshima. depois de vir tres vezes para o japao, estava ficando feio nao conhecer essa cidade, que pro mundo traz um significado mais do que especial.

por ser neta de japoneses, saber de tudo o que esse povo sofreu na epoca da guerra contra os eua e ir ate hiroshima pra ver como as pessoas lidam com isso, essa viagem foi uma das mais importantes ate agora. cheguei la e encontrei uma cidade simpatica, com seus bondes que andam a 10 km/h e param a cada esquina. o povo nada lembra rancor, tristeza, pena. passaria por uma cidade qualquer do japao, a nao ser pelo detalhe de haver uma construcao em frangalhos, na forma deixada pela bomba atomica jogada la.

o que aconteceu em hiroshima e nagasaki nunca pode ser esquecido. e por isso, hiroshima eh cheia de referencias ao que aconteceu la. alem do monumento lembrando a tragedia, ha um enorme parque da paz, que abriga um museu que conta a historia da bomba. para entrar la, paga-se o simbolico valor de 50 ienes [R$ 1] e voce pode alugar um radio-guia traduzido para umas 300 linguas [deve ser quase todas as principais]. ou seja, eh parada obrigatoria pra quem for la.


o relogio parou no instante em que a bomba foi jogada

o museu eh lotado de bens deixados pelas vitimas da bomba, como roupas, brinquedos, bolsas, todas cheias de significado e historias. os olhos ficam marejados e ha muito o que ver, sentir e pensar por la. fico imaginando o quao constrangedor deve ser um americano entrar la. amigos meus, qdo foram para o museu, fizeram amizade com um, que nao parava de se desculpar.

fora isso, tem a sadako sasaki, minha parente de nome, que eh o simbolo da esperanca dentro de tudo isso. ela era uma menininha que contraiu leucemia, um dos efeitos da radiacao, e, agarrada a esperanca de ser curada, ela tentou dobrar 1000 tsurus [aqueles passaros feitos de origami]. sadako chegou a fazer 694 deles. e eu e o pessoal de sapporo dobramos o restante pra deixar la no monumento erguido para ela.


hiroshima tb nao eh so bomba. tem o okonomiyake, prato super famoso de la, que eh gostoso mesmo. mas nao sei se eh pq fui num lugar muito bom em osaka, mas achei melhor que o de hiroshima.. anyway, tambem tem um castelo la, nao muito grande, mas bonito, e miyajima, que eh um dos cartoes postais do japao.

2 comentários:

Felipe Campelo disse...

>> "saber de tudo o que esse povo sofreu na epoca da guerra contra os eua"

Imagina entao se voce fosse visitar Nankin, Guam, Okinawa, Coreia, e mais um monte de lugares massacrados pelas tropas imperiais do Nihon? A bomba foi uma monstruosidade, sem duvida, mas nao se pode esquecer nunca das atrocidades cometidas pelos n-lados da guerra. Aqui no Japao a politicada faz de tudo pro publico esquecer das vezes em que agrediu, e lembrar das que foi agredido... o que eh irresponsavel e perigoso, na minha modesta opiniao. =)

De qualquer forma, Hiroshima eh realmente um lugar lindo e triste, e o museu nos faz conhecer as tragedias individuais de um povo cujo unico crime foi nao depor sua classe governante quando a certeza de que ia dar merda bateu :p

Bjo, e te vejo no almoco =)

ma disse...

concordo com vc, felipe. a guerra nao eh uma coisa bonita de nenhum lado. mas falando especificamente de hiroshima, eh o que eu senti.

obviamente que indo para qq outro lugar destruido por qq que seja o povo, sentiria tristeza.

mas falando do povo de hiroshima, dos meus avos que sofreram por outras coisas no brasil, de pessoas que eu pude olhar e conhecer, realmente me da uma sensacao especial, nao tem como negar.

fui pra bolivia e vi como o povo sofreu com a dominacao espanhola, senti um pouco da pobreza deles e fiquei emocionada. mas nao havia uma ligacao com a minha historia, por isso, nao foi tao marcante como hiroshima.

a diferenca esta em mim, so isso.