30.6.09

desempoeirando

caraca! um ano e uma semana depois, la venho eu tirar po desse blog. pois eh, nao cumpri a promessa do meu ultimo post, de trazer fotos da festa de centenario da imigracao japonesa, que alias, ja tem 101 anos.

o que aconteceu nesse ultimo ano? nossa, nem eu sei. um ano para uma crianca eh uma eternidade, tanta coisa se passa em 365 dias. so que para uma menina de 24/25 anos, o tempo vira uma medida relativa, um piscar de olhos.

por que voltei? juro que tentei me modernizar, entrar no mundo do twitter, e talz. mas escrever pouco ainda nao eh uma arte que domino. e nao me senti a vontade com o esquema de ser "seguida" pelas pessoas. aqui no blog, entra quem quiser e quando quiser. la me dava uma vergonhinha de escrever algo que todos iriam receber na mesma hora. sei la, foi mais ou menos isso.

fiquei com saudade de ter essa janelinha de escape. de escrever sobre o tudo e o nada. e claro, tentar voltar a ter uma vida com novidades. antes elas vinham ate mim, por conta da viagem ao japao, que me recheava de assuntos interessantes para dividir. mas agora vou caca-los!

preparem-se para resenhas sobre bares e restaurantes nunca antes avaliados e dicas sobre programas de indio!

i'm back, baby!

22.6.08

só quem foi sabe

finalmente fez 100 anos que os meus antepassados chegaram aqui. estava ansiosa por esse dia, planejado há anos hahahaha só quem é nikkei sabe a quanto tempo estamos planejando as danças, roupas e animos para a festa principal, que aconteceu no anhembi nos dias 21 e 22 de junho.

eu iria de qualquer jeito pra la, mas tive a felicidade de ser convidada pra participar da cobertura como frila de um portal nikkei.

a sala de imprensa era um oasis no meio de barraquinhas que vendiam comidas e bebidas hiperflacionadas, do tipo yakissoba a R$ 14 [o normal eh R$ 7], churrasquinho a R$ 5 e manju a R$ 10 [o normal acho que é uns R$ 4]. la, jornalistas são mimados com agua, suco e café, sanduichinhos e bolachas de graça hahaha não é a toa que eu quebrei o galho de uns amigos e levei o rango pra eles. mas só um pouquinho!


na concentração, onde ficavam todos os grupos de artistas antes de se apresentarem, parecia reuniao de torcidas organizadas. era um hino pra cá, gritos em conjunto e batidas de taiko pra la, uma loucura, mas uma delicia também. havia um grupo de 700 caras que formavam uma enorme banda, com todos os instrumentos possíveis e imagináveis. o mais impressionante neles eram os gritos de incentivo antes de entrar na avenida: o lider gritava "vocês vieram aqui pra apresentar?", e o grupo todo "naaaaaaooo". "vocês vieram pra que?"... "surpreender!" plac plac plac

alias, mto legal a experiência de estar no anhembi. ele é bem menor do que eu imaginava e até lembra mesmo a sapucaí hahahaha como boa turista, tirei uma foto na entrada dele, como se fosse desfilar.

bom, as apresentações foram mto legais, mas emocionou mesmo o taiso [ginástica] dos velhinhos. achei lindo demais! o legal foi o publico dancando junto hahah até fiquei com vontade de acompanhar, mas acho que não ia pegar bem, já que eu tava como imprensa hahah

ah e o príncipe... ele é um fofo, chegou acenando de dentro do carro com uns tchauzinhos contidos, mas mto simpático. falou "muito obrigado" em português, ficou vermelhinho quando deu problema no microfone, mas não perdeu a postura, nunca.

fatos engraçados:
o susto que todo mundo levou quando passaram usn caças da FAB, que fez um barulhão. eu nem sabia que isso ia acontecer e, por uns instantes, tava ate achando que era um ataque terrorista [me-do!]

as senhoras que, enquanto tocava o hino, eram filmadas pelo telão. qdo uma delas viu que estava aparecendo, deu um cutucão na do lado, fazendo o sambódromo inteiro rir hahahaha

a tocha da amizade, que não acendia de jeito nenhum e precisou da ajudinha de uma cara da organização pra ligar na marra.

momentos de emoção:
o hino japones, que foi cantando com força por todo mundo, até mais que o brasileiro.
as apresentações de taiko, principalmente a final, que trouxe 3 mil pessoas e batia forte no peito.
o principe dizendo que reconhece o esforço de todos os nikkeis.

lindo, lindo!
ah e teve chuva o dia todo, menos quando o principe chegou hahahahah foi só ele descer do carro pra abrir um solzão.

fotos e mais curiosidades, no próximo post hahahah

15.5.08

proxima viagem

mal cheguei em solo brasileiro e ja sonho com a nova aventura. pois eh, mochileiro que eh mochileiro nao consegue ficar parado, nem sabe o significado que criar raizes. eu nao sou do tipo xiita, que faz caminhadas no final de semana e anda por ai com camisetas de corridas. mas quem me conhece sabe que eu sou um paradoxo de preguica domincal com energia pra percorrer os cantos mais pobres e mais bonitos do mundo.

pois eh, desde que sai de uyuni, na bolivia, sonho em voltar pra la. quando fui, fiz um passeio incompleto pelo deserto, por falta de planejamento logistico. mas agora vai! ainda nao sei quando, mas em breve voltarei ao cafundo da america latina, percorrendo o deserto do atacama, no chile, visitando geisers, as lagunas e enfim, aquela infinidade de sal.

fico taoo empolgada com os planejamentos que fico babando nos sites de lojas de equipamentos para viagem. sonho com uma toalha propria para nadadores, que seca rapido e ocupa lugar infimo na mochila, um saco de dormir que aguenta o maior friozao que faz la, e claro, mochilas, hahaha. mesmo tendo a minha, que eh otima, fico tentada a montar uma colecao.

ai ai, viva as milhas da varig! pollo ao horno com suco de saquinho, ai vou eu!

6.5.08

tempo é relativo

já passa de um mês que eu voltei pro brasil. estou com uns trabalhos, mas não é nada como um emprego de verdade, com horários e prazos. qdo trabalhava "de verdade", sempre sonhava com o dia que eu pudesse ficar assim e ter tempo pra fazer as minhas coisas.

tempo eu até tenho hoje, mas isso aqui não tem nada a ver com férias. quando se está de férias, você continua recebendo seu suado dinheirinho. do jeito que eu estou, so trabalhando é que ele vem até mim. então bate aquela sensação de culpa por não produzir nada. não que escrever no blog não seja produzir, mas a criatividade deveria estar voltada pra causas mais práticas, que resultem em dindin pra poder ir ao bar com os amigos.

ahhh, doce vida que eu tinha no japão. eu era feliz e sabia!

queria poder escrever mais aqui, mas não há mto o que contar. diferente de quando saí do brasil, hoje sou uma pessoa caseira, que não faz nada muito além de escrever e escrever e cozinhar e limpar a casa haha

mas isso é passageiro, meu período sabático está no fim! aí sim, esse blog estará recheado de experiências, que continuarão tendo orçamento baixíssimo, mas que irão além da porta da minha humilde casa. aguarde e verão!

7.4.08

de volta ao mundo real

voltei para o brasil. aqui eh quente, abafado, as pessoas falam alto, ai ai ai, eh uma maravilha. mas assim como tive que me adaptar ao japao quando fui pra la, aqui tb rola uma readaptacao. joguei vaarias vezes o papel higienico no vaso, o que aqui eh sinal de porquice. fiquei esperando o meu troco de 2 centavos na vendinha, o atendimento padronizado em restaurantes, essas coisas. e nada.

ainda nao tive coragem de dirigir por aqui tb. quem me conhece sabe que eu nao sou nenhum as no volante, mas me virava bem. quando vi a marginal cheia de motoqueiros e o povo correndo a uns 70 km/h, quase morri de medo hahahah coisas de gringo. e quando fui num churrasco de amigos e tive que dancar uma tal musica do bole bole? mais dura impossivel. e pensar que eu era o exemplo de samba no japao [socorrooooo].

mas a vida aqui no brasil esta bem melhor do que ha dez meses. sinto que as pessoas estao ficando um pouco mais educadas, que as ruas estao um pouco mais limpas e que o padrao de vida das pessoas melhorou muito. isso entre as pessoas proximas. agora quero ver se acontece o mesmo comigo haha tomara!

16.3.08

creu, black dog e outras cositas

esses dias tenho me interessado mais pelas coisas do brasil, claro, pq estou voltando e pq sei la, nao quero parecer tao alienada. entao passei a ler mais noticias sobre "variedades", ja crente que ia saber mais sobre o bbb, o funk carioca da vez, entre outros.

confesso ter ficado surpresa em saber que o funk nao eh sobre nenhum animal, mas nao entendi bem qual eh a dessa do creu. anyway, fiquei super mega ultra chocada com uma mulher dancando essa musica num palco. era video do youtube, acho que de um show, nossa, muito bizarro! aqui no japao comercial de cerveja se parece muito com os de pasta de dente do brasil. umas pessoas jovens e com os dentes bem brancos, agua, sensacao de frescor. nada de gostosas com bunda de fora. senti o choque.

o bbb parece que nao mudou muito, achei ate interessante. e fiquei aliviada por nao ter uma sabrina sato pra me encherem o saco depois.

mas saber que o black dog nao eh mais o mesmo doeu demais no peito. como assim? gente, nao faz nem 10 meses que eu sai dai! disseram que os precos aumentaram, nao existe mais o black tradicional, existem combos com batata frita [????], saches de catchup e o modo de pedir tb mudou. e que tem um a cada esquina. e que ninguem mais vai pra la. nossa, que mundo eh esse?

agora fico pensando: vou chegar em sp e descobrir que nao tem mais feira na frente de casa. ou que na padoca nao se vende mais pao recheado, que eu nao conheco mais nenhum dos porteiros, que o ponto de onibus mudou de lugar...

a revolucao ja comecou! liguei pra casa e ouvi um "o numero de telefone mudou para..."
serio! salve-se quem puder!

6.3.08

hakusho!

outro dia estava no laboratorio, tentando me concentrar pra finalmente escrever o trabalho final, e ouco uma colega japa espirrando. ao inves de ouvir um atchin, atcho, ou coisa parecida, veio um hakushooo!

ai, como nao estava muito afim de escrever o relatorio, fiquei pensando nisso. eh, no espirro. aqui, mais do que no brasil, existem onomatopeias [lembram? aquelas figuras de linguagem, palavras que imitam sons, tipo tic tac]. pra espirro eh hakusho. por isso a menina espirrou assim. e eu espirro atchin. nos somos super condicionados a essas onomatopeias.

aqui eu acho ate que os cachorros latem diferente. pq aqui se diz que eles fazem wan wan, e nao au au. ou entao qdo alguem de belisca, aqui eles nao falam ai, eh ite! tudo bem que ite eh de itai, que quer dizer que ta doendo, mas eh assim.

ai me lembro de quando era pequena e vivia falando pros meus amigos brasileiros dessas palavras, achando que era universal. do tipo "ela goro goro" para "ela rolou", "pq vc esta niko niko?" para "pq vc esta sorridente?", entre outros.

japao.. hahaha